Quem eu sou?

Como não tenho o dom de ler pensamentos, me preocupo somente em ser amigo e não saber quem é inimigo. Pois assim, consigo apertar a mão de quem me odeia e ajudar a quem não faria por mim o mesmo.
Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.


segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

RETRATO DO BRASIL

RETRATO DO BRASIL


O Brasil é um gigante, mas de “pés de barro”. Quinto país do mundo em território e população e décima economia do mundo ele integra, junto com os Estados Unidos e a China, um grupo seleto entre que está simultaneamente nas três categorias, dentre os dez maiores em população, PIB e território. Todavia, embora seja o único país ao sul do Equador com uma economia completa, do agrobusiness moderno à indústria de informática, está entre os de estrutura social mais desigual.
São Paulo, seu coração industrial e caótica megalópole de 17 milhões de habitantes, tem mais helicópteros e aviões particulares que Nova Iorque, mas ao mesmo tempo o crime organizado é capaz de paralisar a cidade por dias (como ocorreu em maio de 2006) e a percentagem de desempregados e socialmente excluídos é elevadíssima. Ainda que seja um país de mestiços, com uma cultura e a língua única, trata-se do segundo país do mundo em número de negros (ex-escravos), majoritariamente pobres (o primeiro é a Nigéria).

Nenhum comentário: